Três formas de definir margem continental
1- Margens continentais representam a transição entre os continentes e as bacias oceânicas e, do ponto de vista geológico fazem parte dos continentes.
2- As margens continentais do mundo marcam a transição fisiográfica entre os continentes (crosta continental) e as bacias oceânicas (crosta oceânica), representam apenas 20% da superfície coberta pelos oceanos, porém concentram 90% do potencial econômico dos oceanos. Representado por recursos bióticos, minerais e energéticos.
3- Feição progradacional, que transfere matéria para a bacia oceânica, seu controle é estrutural (tectônica de placas), pelas variações do nível do mar e pelo estoque de sedimentos.
Importância
A evolução tectono-sedimentar das bacias sedimentares é de importância vital para a avaliação do potencial exploratório na pesquisa de hidrocarbonetos.
O Brasil é um país com uma das maiores extensões de margem continental do mundo, englobando diversos segmentos com bacias sedimentares com características geológicas distintas e diferentes graus de conhecimento do potencial exploratório.
Evolução tectônica da margem continental brasileira
A margem divergente da América do Sul, estendendo-se por mais de 12.000 km desde o Delta do Orinoco no Oriente Venezuelano até a Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina, inclui um sistema contínuo de bacias sedimentares originadas pelos mecanismos de distensão litosférica que, a partir do Mesozóico, conduziram à ruptura do paleocontinente Gondwana, e à separação definitiva das placas Africana e Sul-Americana, acompanhando a formação do Oceano Atlântico Sul.
Considerando-se a natureza e a orientação dos campos de tensões regionais durante a fase de rifteamento e a dinâmica das placas Africana e Sul-Americana durante a fase de deriva continental, três domínios distintos podem ser reconhecidos ao longo da margem: uma região dominantemente distensiva, entre o sul da Argentina e o extremo nordeste da costa brasileira; um segmento de natureza transformante, correspondente ao Atlântico Equatorial; e a região ao norte da Foz do Amazonas,onde novamente operaram processos de caráter dominantemente distensional.
Margem Continental da Bacia de Campos/RJ
Margem Continental de Salvador/BA
Pergunta:
Explique as diferenças morfológicas encontrada entre os dois perfis apresentados acima.