Os chamados sistemas limiares incluem sistemas físicos, biológicos, químicos e sociais, entre outros. À primeira vista, parecem totalmente diferentes entre sí. Porém, há características comuns a todos eles: seus elementos são capazes de acumular energia até certo valor máximo (valor limiar). Mas, quando a energia acumulada em um dos seus elementos constituintes ultrapassa este limiar, ela é liberada parcialmente para os elementos vizinhos e para fora do sistema.
Com a energia recebida, é possível que a energia de alguns elementos vizinhos também ultrapasse o valor limiar, gerando uma nova liberação energética e assim por diante.
Comumente as zonas costeiras são definidas como uma área de interação dos domínios atmosféricos, terrestres e oceanográficos, no entanto estas áreas se enquandram muito bem em sistemas limiares com um comportamento complexo e não linear.
Imagine uma zona costeira sendo acometida pela seguinte conjunção de fatores: marés astronómicas + marés meteorológicas + alta pluviosidade nas bacias hidrográficas + formação de ciclones e/ou anticiclones. Certamente Zeus, não ficaria indiferente a este cenário.
Litoral da Escócia, janeiro de 2005.
Praia do Alabama, EUA, após a passagem do furação Ivan. Modificado de Sallenger e colaboradores 2006.
Furacão Ivan passando sobre a península de Yucatan, México. Fonte NOAA.
População de Bangladesh refugiada pelas intempéries.
Responda porque a faixa litorânea de Bangladesh é uma das áreas mais propensas a desastres naturais no globo.