quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Darwin na Baía de Todos os Santos

Bahia, ou São Salvador, Brasil, 29 de fevereiro de 1832 – O dia transcorreu maravilhosamente. Deleite, entretanto, é uma palavra fraca para expressar os sentimentos de um naturalista que, pela primeira vez, esteve perambulando sozinho, numa floresta brasileira. Em meio à profusão de objetos notáveis, a exuberância geral da vegetação ganha longe... Para alguém que gosta de história natural, um dia como esse traz nele um prazer mais profundo do que se possa jamais esperar experimentar.

Depois de perambular por algumas horas, voltei ao local de ancoragem, mas, antes de chegar ali, fui alcançado por uma tempestade tropical. Tentei encontrar abrigo sob uma árvore tão cerrada que uma chuva inglesa comum jamais penetraria, mas aqui, em alguns minutos, uma pequena torrente descia pelo tronco. É essa violência de chuva que se deve atribuir o verdor no fundo das florestas mais densas.

Diário de Charles Darwin, a bordo do HMS Beagle.

Uma alta descarga líquida dos rios ao chegar às zonas costeiras tende a adicionar matéria orgânica e inorgânica particulada na coluna d’água o que gera uma diminuição da zona fótica e portanto, tende a limitar o desenvolvimento de uma comunidade biológica produtora de carbonato de cálcio.

Dentre os diversos fatores apontados como limitantes para a comunidade bentônica o fluxo de sedimentos clásticos terrígenos possui um papel de destaque na estruturação das comunidades bentônicas fotoautotrófica.

1- Contudo, a relação entre produção de carbonato de cálcio e fatores meteorológicos são apenas a ponta do iceberg, havendo uma série de outros fatores que se somam e agem de forma sinérgica.

2- Em uma escala temporal curta (décadas ou poucos séculos) o clima seria um fator impeditivo para a produção de carbonatos em ambientes neríticos?


Localização dos recifes de corais da baía de Todos os Santos. Cedido por Igor Cruz, 2009.


Ambiente recifal da BTS. Foto: Pedro Meireles.

Quais seriam os fatores impeditivos para que os recifes de corais ocorressem de forma generalizada em toda a BTS?


3- O que explica cenários tão distintos detentores de uma alta taxa de produção carbonática.


Os pontos em vermelho indicam alguns locais no globo, onde ocorrem uma alta produção de CaCO3.