sexta-feira, janeiro 22, 2010

Como diria Carl Sagan "são bilhões e bilhões". O Tempo Geológico

A percepeção de distância na Cosmologia é um tanto diferente, da forma como astrônomos e astrofísicos encaram o mesmo conceito. Na primeira disciplina, o conceito de distância quando empregado, geralmente está associado a grandes distâncias (grandes de fato!) partindo do princípio de um Universo plano em contínua expansão, onde tempo e espaço são infinitos (ou quase isto!), devido aos 74% de energia escura presente no Universo. Diferentemente, quando os astrofísicos falam em distância estão quase sempre se referindo a módicos 10 - 100 - 1.000 anos-luz.
A concepção de tempo para nos seres humanos segue a mesma analogia falamos em dias, semanas, anos e para algumas pessoas falar em décadas não é tão difícil. Mas imagine uma escala de eventos ocorrendo em séculos ou poucos milhares de anos, a mente humana, já não consegue lidar com tanta eficiência com esta escala temporal, nos temos dificuldade em lidar com números tão grandes. Imagine agora:
14,8 bilhões anos (Ga) ou 4600 milhões de anos (Ma).

A escala de tempo apresentada acima produzida pela International Commission on Stratigraphy indica que desde a formação da Terra no Hadeano se passaram 4600000000 anos.

Um ano-luz corresponde à distância percorrida pela luz num ano. Equivale a 9.460 bilhões de quilômetros.

A teoria do cisne negro (black swan) nos diz que pequenos acontecimentos fortuitos podem alterar completamente o timeline da história. Como a divisão do tempo geológico ocorreu com base em eventos de grande magnitude, escolha e justifique 5 eventos que na sua opinião foram primaz para termos o enredo terrestre acontecendo atualmente.