sexta-feira, janeiro 22, 2010

Fatores Combinados

Um sistema é considerado Sistema Complexo quando suas propriedades não são uma consequência natural de seus elementos constituintes vistos isoladamente. As propriedades emergentes de um sistema complexo decorrem em grande parte da relação não-linear entre as suas partes. Costuma-se dizer que um sistema é complexo quando o todo é mais que a soma das partes.

Sinergia ou sinergismo deriva do grego synergía, cooperação sýn, juntamente com érgon, trabalho. É definida como o efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função.

Quando se tem a associação concomitante de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma ação coordenada, ou seja a somatória de esforços em prol do mesmo fim, tem-se sinergia. O efeito resultante da ação de vários agentes que atuam de forma coordenada para um objetivo comum pode ter um valor superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente sem esse objetivo comum previamente estabelecido. O mesmo que dizer que "o todo supera a soma das partes".


Como explicar a produção de altas taxas de descarga de sedimentos fluviais na região Indomalaia?

Parte da resposta pode ser explicada pelas duas figuras baixo:




Responda por que a Indonésia detêm uma alta taxa de descarga fluvial? muito superior, mesmo,  à bacia amazônica. Quais os fatores que estariam envolvidos nesta alta produção de sedimentos para a zona litorânea? Quais seriam os fatores primários e os secundários envolvidos neste processo?

Como diria Carl Sagan "são bilhões e bilhões". O Tempo Geológico

A percepeção de distância na Cosmologia é um tanto diferente, da forma como astrônomos e astrofísicos encaram o mesmo conceito. Na primeira disciplina, o conceito de distância quando empregado, geralmente está associado a grandes distâncias (grandes de fato!) partindo do princípio de um Universo plano em contínua expansão, onde tempo e espaço são infinitos (ou quase isto!), devido aos 74% de energia escura presente no Universo. Diferentemente, quando os astrofísicos falam em distância estão quase sempre se referindo a módicos 10 - 100 - 1.000 anos-luz.
A concepção de tempo para nos seres humanos segue a mesma analogia falamos em dias, semanas, anos e para algumas pessoas falar em décadas não é tão difícil. Mas imagine uma escala de eventos ocorrendo em séculos ou poucos milhares de anos, a mente humana, já não consegue lidar com tanta eficiência com esta escala temporal, nos temos dificuldade em lidar com números tão grandes. Imagine agora:
14,8 bilhões anos (Ga) ou 4600 milhões de anos (Ma).

A escala de tempo apresentada acima produzida pela International Commission on Stratigraphy indica que desde a formação da Terra no Hadeano se passaram 4600000000 anos.

Um ano-luz corresponde à distância percorrida pela luz num ano. Equivale a 9.460 bilhões de quilômetros.

A teoria do cisne negro (black swan) nos diz que pequenos acontecimentos fortuitos podem alterar completamente o timeline da história. Como a divisão do tempo geológico ocorreu com base em eventos de grande magnitude, escolha e justifique 5 eventos que na sua opinião foram primaz para termos o enredo terrestre acontecendo atualmente.