Um sistema é considerado Sistema Complexo quando suas propriedades não são uma consequência natural de seus elementos constituintes vistos isoladamente. As propriedades emergentes de um sistema complexo decorrem em grande parte da relação não-linear entre as suas partes. Costuma-se dizer que um sistema é complexo quando o todo é mais que a soma das partes.
Sinergia ou sinergismo deriva do grego synergía, cooperação sýn, juntamente com érgon, trabalho. É definida como o efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função.
Quando se tem a associação concomitante de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma ação coordenada, ou seja a somatória de esforços em prol do mesmo fim, tem-se sinergia. O efeito resultante da ação de vários agentes que atuam de forma coordenada para um objetivo comum pode ter um valor superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente sem esse objetivo comum previamente estabelecido. O mesmo que dizer que "o todo supera a soma das partes".
Como explicar a produção de altas taxas de descarga de sedimentos fluviais na região Indomalaia?
Parte da resposta pode ser explicada pelas duas figuras baixo:
Responda por que a Indonésia detêm uma alta taxa de descarga fluvial? muito superior, mesmo, à bacia amazônica. Quais os fatores que estariam envolvidos nesta alta produção de sedimentos para a zona litorânea? Quais seriam os fatores primários e os secundários envolvidos neste processo?